terça-feira, 14 de agosto de 2012

Fama

Ser famoso é uma péssima ideia. Segundo o dicionário, fama quer dizer "reputação, conceito; renome, celebridade. Opinião pública. Voz geral. Qualidade daquilo que é notório. Reputação: homem de má fama.". Até a definição já deixa dúvidas sobre o quão bom ela pode ser. Então, eu pergunto: por que as pessoas se interessam tanto pela fama? Acho que encontrei a resposta. Não que eu seja famosa e fale por experiência própria. Mas, como todo ser humano de bem, eu leio fofocas. Não procuro. Mas, elas são arremessadas na minha face o tempo inteiro, seja na televisão, na internet, ou na conversa da esquina. São notícias sobre aquela atriz que foi vista passeando com o seu cachorro no calçadão, ou o ator que saiu para jantar com um suposto affair, uma loira misteriosa. E daí? Você, por um acaso, não sai com estranhas? Por que ver no Ego aquilo que você faz todos os dias? Eu explico. Porque ser famoso é se tornar interessante. Ser famoso é diminuir a vida dos não-famosos a tão pouca coisa que só resta a eles (nós, no caso) comentar sobre a sua corrida no parque. E isso não é culpa dos iluminados, não. É culpa dos outros, que deixam isso acontecer. As pessoas necessitam de algo para adorar. Elas anseiam por um novo hit do cantor que aprendeu a falar com algum gago, com aquele refrão repetitivo e obsceno que na verdade não quer dizer nada e que será igual às outras tantas lançadas ao mesmo tempo. Elas querem ver fotos exclusivas da atriz global indo ao mercado para comprar legumes. E por quê? Por que a música é boa? Por que os legumes dela são melhores? Não, porque são psicopatas. Todo fã é, em níveis diferentes. E é isso que faz de uma pessoa mais ou menos famosa, conhecida ou anônima. O nível de loucura dos seus seguidores. O pior é reparar que, quanto pior o produto, maior a falta de lucidez. Ainda mais com essa atual facilidade de disseminação de merda. Qualquer um pode ser famoso. Qualquer coisa pode ser compartilhada até a exaustão. E aí, quando você vê, já está cantando Tche tche rere, ou dizendo aos amigos que está #chatiada. O ser humano é um reprodutor. Não no caráter evolucionista da palavra. Bom, nisso também. Mas, não nesse caso. Ele repete tudo àquilo que recebe. Seja isso relevante ou não. Na maioria das vezes, não é. Por isso é que precisamos ser seletivos com o que captamos. Ou então, daqui a pouco estaremos ameaçando de morte quem fala mal do Justin Bieber e defendendo que ele é o maior cantor desde Freddie Mercury. Acredite em mim, você não quer isso para a sua vida. Então, comece agora! Saia dessa página e não me dê ibope porque eu não mereço. Como os mesmos legumes que você. 


A sorte do dia é: Luan Santana não é um dos 100 Maiores Brasileiros de Todos os Tempos. Se você acha que sim, clique aqui e aguarde o detonador. Seu cérebro irá explodir em 10, 9, 8, 7...

Nenhum comentário:

Postar um comentário